A internet modificou a vida das pessoas, mudou a forma de olhar para o mundo e o comportamento diante da sociedade.
Hoje, tudo que as pessoas estão procurando, o primeiro mecanismo de busca utilizado é a grande rede. Tudo que imagina está disponível e ao alcance de todos via internet.
Por exemplo, ao procurar uma casa para morar, a primeira busca de imóveis na web é fundamental. Ao procurar uma imobiliária física, o cliente já está bastante convencido da compra ou aquisição serviço.
As referências, as imagens, os detalhes, tudo pode ser obtido de forma virtual. Apenas a assinatura do contrato e pegar as chaves ainda acontecem exclusivamente na empresa.
Mas afinal, como o marketing digital das empresas mudou e atingiu em cheio as pessoas? Como a tecnologia e as redes sociais mudaram o comportamento dos usuários?
Se você está se fazendo essas perguntas, leia esse post e entenda as novas relações de consumo entre os limites do mundo real e virtual.
O marketing digital na vida das pessoas e empresas
Com o crescimento da utilização da internet, o marketing digital é utilizado tanto para as pessoas se tornarem mais populares entre suas redes de amigos virtuais quanto para as empresas se posicionarem diante dos seus clientes.
A internet promove uma interação tão completa entre comprador e vendedor, por exemplo, que não se diferenciam as pessoas físicas e jurídicas se forem analisados somente os posts nas páginas.
A presença forte e constante na internet é o que todos querem diariamente. As empresas querem estabelecer um relacionamento mais intimista com os clientes.
Já as pessoas, querem conhecer mais das empresas e ganhar seguidores ao redor do mundo para se tornar mais populares.
Ou seja, tanto as empresas quanto as pessoas querem mesmo a popularidade e os lucros que a internet tem permitido com o número de seguidores e adeptos da mesma ideologia.
Por isso, todos buscam por uma audiência qualificada, que seja capaz de consumir os serviços ou produtos dos anunciantes.
A internet permite uma relação com a audiência
O grande objetivo de quem está postando uma mensagem, vídeo, fotografia, seja o que for nas redes sociais, busca falar diretamente com quem está lhe monitorando, seguindo ou assistindo.
Na internet, nada é feito de forma espontânea ou gratuita, tudo tem uma motivação. Uma imobiliária, por exemplo, publica diariamente fotos, vídeos e post relacionados ao mercado e como adquirir uma casa, na busca de incentivar os seus seguidores e clientes passivos a se identificar com o assunto, e passar a um potencial comprador.
No caso de pessoas que buscam por aluguel em Curitiba, a maioria está seguindo imobiliárias para conhecer o portfólio e encontrar um imóvel que se adeque as suas necessidades.
Os cliques nas redes sociais e nas páginas da internet são em sua maioria relacionados os desejos de consumo dos internautas que passam horas e horas fazendo buscas aleatoriamente por produtos e serviços.
Tudo é concorrência
Na internet as pessoas estão concorrendo entre elas em diferentes assuntos. Por isso, ao postar uma foto em uma rede social, as pessoas estão competindo pelo número de seguidores que “curtem”, ou seja, gostam daquela imagem e consomem aquele conteúdo. Não é nada físico, real, apenas a venda de um sonho ou de uma ideologia.
As empresas também atuam dessa forma. Por muitas vezes patrocinam pessoas com um alto número de seguidores para que usem os seus produtos, assim fazem uma publicidade direta da marca e aumentam os números de vendas.
Por isso as pessoas lutam pelos clicks e aceitação dos seus seguidores. Com isso elas podem mudar radicalmente suas vidas e passam a ser motivados pelas marcas para conseguir ser embaixadores dos produtos nas redes sociais.
O mercado dos blogs, youtubers, instagramers, entre outras redes, movimenta milhões de reais a cada ano, e esses números só crescem porque as empresas estão entendendo os retornos nos números de venda e na aceitação rápida pelos clientes no mercado.
Começar uma carreira através das redes sociais
Isso chama a atenção de todos! Não custa quase nada iniciar os negócios virtuais motivados pelas redes sociais.
Não é preciso alugar apartamentos, casas ou escritórios. Basta ter uma desenvoltura interessante em frente as câmeras de um celular e um conteúdo que chame a atenção. O resto, a propaganda boca a boca, ou nas gírias atuais, “like por like”, vai fazer por você.
Começar uma conta e aumentar o número de seguidores diariamente é objetivo de uma grande parcela dos usuários das redes sociais e das empresas que por elas estão circulando.
O mundo virtual de fato confunde um a linha tênue entre uma pessoa física e uma empresa, já que os objetivos parecem ser similares, vender um produto ou serviço.
As tecnologias e as redes sociais
Com a melhora na performance das câmeras nos aparelhos celulares, as pessoas começaram a produzir conteúdos cada vez mais interessantes e de forma mais econômica para divulgar através das redes sociais.
A internet nos smartphones também se popularizaram e assim mantém as pessoas conectadas 24 horas por dia, assim a qualquer momento os internautas estão propagando conteúdo e difundindo entre as suas redes de amigos.
As redes sociais permitem a interação em tempo real entre as pessoas conectadas. Isso virou um vício e tem tornado as pessoas cada vez mais dependentes dos celulares, modo mais fácil de compartilhar as informações.
A tendência é que nos próximos anos as pessoas se tornem ainda mais conectadas e que tudo esteja ao alcance das mãos, em um simples toque na tela do celular. Por isso, as mudanças de comportamento dos usuários são visíveis e cada vez mais dependentes da tecnologia.
Gostou deste artigo sobre a importância do marketing digital, da tecnologia e das redes sociais para a vida das pessoas? Então aproveite e compartilhe esse post com os seus amigos através das redes sociais para que todos conheçam um pouco mais sobre as mudanças na vida das pessoas.
Esse é um guestpost disponibilizado pelo Raphael Baltazar e escrito pela Marina Oliveto.
Sobre o Autor