Já ouviu falar em e-mail transacional? Se você já está no marketing digital, certamente entende que o e-mail é muito importante para reter sua audiência.
Certa vez, ouvi de um player do mercado digital que o e-mail é “ouro” do seu cliente. Ele falou que, se alguma rede social acabar, seu público pode ir embora para sempre. Mas o e-mail é o meio mais seguro de manter o relacionamento independente disso.
A melhor forma de se comunicar com um cliente ou lead de forma bem direta e exclusiva é através do e-mail. Sim, você pode ter redes sociais, blog, site, mas não existe maneira mais eficaz de manter o lead do que através dessa ferramenta.
E, que tal fazer o seu cliente ter ciência da sua nova oferta? Imagine poder aparecer para ele de forma periódica de modo que ele fique mais engajado com a sua marca?
Essa estratégia inteligente faz com que a sua marca faça parte da vida dele. Se você ainda não sabe o que é um e -mail transacional, vamos falar mais ao longo deste artigo.
O que é e-mail transacional?
Quantas vezes você fez uma compra em uma loja virtual e recebeu um e-mail de “Obrigado”. E naquelas horas em que você já comprou algum produto como um sabonete, por exemplo, e, no mês seguinte, você recebe oferta de produtos semelhantes?
Parece até que tem alguém lendo nossos pensamentos, mas a verdade é que existe uma automação personalizada no e-mail transacional que faz o cliente pensar um pouco mais. Afinal, quem não gosta de ter um tratamento especial como este? Por outro lado, essa é uma maneira de se destacar da concorrência.
Como funciona o e-mail transacional?
O e-mail transacional aborda a lead após uma tomada de ação. Em outras palavras, ele avisa sempre o próximo passo para o seu lead entender o que ele deve fazer.
É muito comum o cliente acompanhar o rastreio da sua encomenda pelo código. Mas, o e-mail transacional da empresa pode avisar ao cliente de todos os processos até o produto chegar. Ou seja, compra efetuada, pagamento concluído, envio para transportadora, saída para entrega e, finalmente, entrega.
Sendo assim, diferentemente do e-mail marketing que dispara mensagens de forma generalizada, o e-mail transacional mantém o relacionamento de forma mais individualizada.
O que sua empresa pode ganhar com isso?
Nem sempre vender é o mais importante. Hoje em dia, para manter o cliente em sua empresa é preciso fazer uma amizade contínua. Para isso, o e-mail transacional é um parceiro que fará com sua lead aprecie alguns pontos:
Segurança
Acho que não tem nada mais estranho que se inscrever em uma newsletter e não receber nada de volta. Sabe aquela sensação de ter colocado o e-mail errado? Ou pior, o sentimento de que a empresa só quis pegar os seus dados.
É assim que o cliente se sente quando não tem uma posição clara do que vai acontecer depois. Então, a marca que dá esse retorno, ganha mais confiança da lead.
Maior taxa de abertura
Enquanto o e-mail tradicional pode cair na caixa de spam, o e-mail transacional é aguardado e, consequentemente, aberto.
Quais são as vantagens do e-mail transacional?
Agora esta é mais uma ferramenta para fazer parte do cotidiano da sua empresa. Talvez você não saiba o que deve priorizar na comunicação com a sua lead.
Será que o e-mail transacional é tão importante quanto o e-mail marketing?
Vamos ver se vale a pena aderir a essa ferramenta.
Aumentar o engajamento
A comunicação com a lead deve ser feita de maneira constante. Se você fala com alguém, consequentemente você tem algum retorno.
Como o e-mail transacional tem mais abertura, você pode enviar nele um artigo de blog ou um outro link externo. Dessa forma, a tendência é conseguir mais interação com a sua marca.
Elevar a confiabilidade do cliente
Uma vez que o seu cliente comprou com você e ele tem aquela sensação de “domínio”, ele acredita mais na sua empresa.
Assim, nesse relacionamento baseado em confiança, ele pode voltar a comprar de você mesmo que tenha ocorrido algum imprevisto.
Na internet, a confiança é algo que deve ser levado a sério. Isso porque toda a comunicação é feita através de mensagens. Nem sempre há um telefone disponível no site com uma voz humana do outro lado.
Não a toa que a confiança é um dos gatilhos mentais mais poderosos no ramo de vendas.
À medida que a automação avança, menos interação humana existe. Por isso, o e-mail transacional funciona como um braço da empresa. É uma forma de facilitar a comunicação com a lead de forma automática, porém personalizada.
Melhorar a presença digital
Existem marcas que conquistam o lugar na mente dos seus clientes. Isso não acontece do dia para noite e de qualquer jeito. E também não é suficiente deixar outdoors pela cidade ou investir caro em publicidade do Google.
Na verdade, o que vai ficar impresso na memória do seu cliente é o atendimento que ele recebeu em todos os processos de uma entrega. Ou seja, o e-mail transacional é uma maneira de fixar o nome da sua marca de maneira ímpar. Com ele, você tira a sua lead da multidão e a coloca em um lugar especial.
Estimular vendas de outros produtos
O e-mail transacional participa ativamente da jornada do consumidor. Como ele leva o nome da sua marca em situações bem precisas, sua empresa será sempre lembrada.
Portanto, depois de um retorno ou até mesmo após um simples e-mail de mudança de senha, pode estimular seu cliente a comprar mais vezes.
Como criar um e-mail transacional?
Será que precisa de muitas palavras? Precisa ser simples? Com que frequência? Essas dúvidas devem fazer parte antes de começar a usar a ferramenta.
Embora não haja muita dificuldade no envio do e-mail transacional, algumas dicas devem ser seguidas para uma comunicação eficaz.
1 – Fale o necessário
Se o objetivo da mensagem é apenas fazer uma troca de senha, então atenda a esta solicitação. Mas se for para agradecer pela compra, uma pesquisa de satisfação cabe na mensagem. Acima de tudo, esteja atento ao que foi pedido.
2 – Tenha uma constância
Para trabalhar com o e-mail transacional, seja constante em todas as etapas. Principalmente, para avisar, fazer alterações, dar suporte ou protocolo de atendimento, esteja presente.
3 – Crie uma identidade visual
Identidade para uma marca é fundamental. Ainda que o e-mail seja composto por palavras, não deixe de lado as cores, sua logo, fonte e até mesmo sua linguagem. Quanto mais personalizado o e-mail transacional for, mais confiável ele se torna.
4 – Coloque seus contatos profissionais
Você conhece alguém que já espalhou currículos sem colocar os contatos profissionais? Uma falta de atenção como essas pode estragar facilmente o plano de conquistar uma vaga de emprego.
Da mesma forma, o e-mail transacional precisa de uma identificação para que a sua lead saiba como entrar em contato com a sua empresa.
Quais são os tipos de e-mail transacional?
Falamos muito sobre a importância desse tipo de comunicação, mas em que momento podemos enviá-los? Vamos a alguns exemplos.
Obrigado
Após a inscrição em uma newsletter ou compra de algum produto.
Confirmação de compra
Depois da compra é importante enviar uma confirmação de pedido feito.
Confirmação de pagamento
Para que não haja dúvidas se o pedido foi aprovado, deixe o cliente ciente de que houve aprovação ou não.
Envio de nota fiscal
Após a confirmação do pagamento, prepare o envio da nota fiscal do produto.
Rastreio
A fim de passar mais segurança para o seu cliente, envie o número de rastreio para acompanhamento.
Carrinho abandonado
Nem sempre o cliente ficou desinteressado pelo produto, mas ele pode ter tido alguma dúvida ou dificuldade na hora de concluir o pedido. Nesse momento, o e-mail transacional vai oferecer suporte para saber o que ocorreu.
Alteração de senha
Muito comum em casos de erro ou esquecimento de senha, o e-mail transacional vai oferecer a alteração.
Protocolo de atendimento
Para qualquer contato com a empresa, o e-mail com protocolo de atendimento é enviado para acompanhamento.
Cancelamento de cadastro
Pode ser que o cliente não queira mais receber newsletter de ofertas dos seus produtos.
Conclusão
Como vimos, o e-mail transacional faz parte da vida do consumidor. Agora, você deve estar se lembrando de como esse tipo de comunicação te levou a comprar mais, não é verdade?
Se você for parar para ver sua caixa de entrada, deve ter uma constância de e-mails de determinadas empresas que você considera importante.
Isso acontece porque você quer saber tendências, espiar as novidades e futuramente comprar alguma coisa. Mas, geralmente, são e-mails de marcas que você confia.
Da mesma forma, o seu lead se mantém interessado por você quando você se mostra à disposição em momentos específicos.
Sendo assim, participar da jornada da lead é uma forma de dar mais visibilidade a sua marca e passar confiança. Em outras palavras, criar um relacionamento duradouro e seguro significa vender mais.
Gostou do conteúdo? Então assine a nossa lista VIP e saiba mais sobre o mundo digital.
Sobre o Autor