A coprodução é uma das inúmeras maneiras que existem para se ganhar dinheiro na internet, utilizando o marketing digital.
Quem começa empreender nesse mercado tem várias opções como afiliado, produtor, redator, designer e, mais recentemente ser um coprodutor é outra opção muito lucrativa.
Mas, diferente do trabalho de afiliado, ou até produtor solo, esse tipo de atividade requer uma expertise e mindset diferenciado para trazer sucesso.
O que é Coprodução?
Antes de mais nada é importante saber o que significa esse termo que, hoje em dia, está muito em alta nas plataformas e na internet.
Coprodução é quando um produto é criado com a participação de mais de uma pessoa envolvida no processo de criação.
Por exemplo, você sabe muito sobre marketing e tem alguém que é nutricionista e sabe muito sobre emagrecimento e quer lançar um produto digital.
Essa pessoa ficaria responsável pelo conteúdo do curso, ou e-book, e você se encarregaria de toda parte de marketing, como criação de página de vendas, divulgação, estratégias para vender mais, etc.
Ou ao contrário, você deseja muito ser produtor, tem expertise em um assunto que é bem procurado, mas não sabe criar nada da parte de marketing, então procura alguém que entende e faz uma parceria.
Assim, cada parte dessa parceria vai se chamar coprodutor, ou coprodutores, e essa forma de produção está tão em voga que a Hotmart até tem uma forma específica para gerenciar os valores e partes de cada um.
O que é um coprodutor?
O Coprodutor é exatamente a pessoa que pratica a Coprodução, ou seja, o parceiro de negócios que vai te ajudar a alavancar o seu produto digital.
Você pode ter Coprodutores trabalhando com você e ao mesmo tempo ser Coprodutor de outras pessoas.
O Coprodutor é uma pessoa que possui conhecimentos diferenciados que podem agregar na evolução do seu produto.
Vamos aos exemplos:
Nunca fui muito bom com funil de vendas e copy, nos meus últimos lançamentos fiz uma parceria com um amigo que manja muito e o mesmo entrou como Coprodutor do meu produto. Resultado: Faturamos muito no lançamento.
No exemplo acima, eu sou o produtor e meu amigo é o Coprodutor. Ele entrou com uma expertise que eu não tinha para poder alavancar as vendas do produto.
Alguns dos meus alunos do curso Como Ganhar Dinheiro com E-books PLR necessitam da ajuda de um profissional de marketing para poder publicar o produto, criar página de vendas e divulgar o mesmo na internet. Como eles não possuem essa expertise, eu sempre entro como Coprodutor para ajudá-los.
No caso acima eu sou o Coprodutor e meus alunos são os produtores dos vossos produtos.
Ficou mais claro agora? Vamos em frente…
Qual a diferença entre coprodutor e afiliado?
Por ser algo bem parecido muitas pessoas acabam confundindo o trabalho de Coprodução e afiliado. Por isso a importância de saber o que é Coprodução.
O afiliado é aquela pessoa que ajudará na divulgação do seu produto dentro dos canais de comunicação (blog, redes sociais, Youtube e etc) que esse afiliado possui.
O afiliado não precisa conhecer o produto tão a fundo para poder divulgar, diferente do Coprodutor que vai entrar com uma expertise para alavancar o poder de conversão do produto.
>> Entenda como funciona o marketing de afiliados – Clique Aqui <<
O afiliado pode simplesmente entrar nas plataformas e solicitar afiliação direto por lá para poder divulgar o seu produto.
Já o Coprodutor não. O mesmo precisa entrar em contato com o produtor ou vice e versa para poder formar uma parceria.
Outro ponto também é que o Coprodutor também pode ser afiliado do produto e ganhar das duas formas, tanto sendo Coprodutor com a comissão que o produtor definiu no ato do contrato, e como afiliado divulgando para sua audiência.
Principais benefícios de criar uma coprodução digital
Se chegou até aqui deve estar imaginando se isso é mesmo uma boa oportunidade para ganhar dinheiro na internet.
O primeiro benefício de fazer uma parceria dessas é que a pessoa que fica responsável pela criação do conteúdo consegue focar apenas nisso, fazendo com que a qualidade do produto fique muito superior.
Do outro lado, a pessoa que vai cuidar do marketing, também terá mais tempo para desenvolver os elementos mais assertivamente, deixando a “cara” do produto mais atraente aos olhos do público.
Outro ponto importante em uma parceria para criação de produto, é que se uma das pessoas possuir autoridade no nicho de mercado em questão, o sucesso será praticamente garantido, pois o público já conhece a pessoa.
Por isso que muitos influencers acabam optando por criar produtos digitais e contratam agências, ou profissionais de marketing como parceiros.
Às vezes a pessoa é muito boa em se comunicar, mas não possui a expertise necessária para criar um produto completo.
E, por último, mas não menos importante, tem a questão dos valores envolvidos.
Não existe uma regra padrão a ser seguida quando falamos de coprodução.
São os parceiros que determinam as porcentagens de cada um, e também por quanto tempo a parceria estará ativa.
Utilizando a Hotmart como plataforma de hospedagem do produto, os parceiros conseguem utilizar as próprias ferramentas que existem lá dentro para gerenciar esses valores e tempo de atividade.
Falando ainda em ganhos, se você é especialista em marketing não precisa ficar preso(a) a apenas um produto, pode analisar outras possibilidades e trabalhar em outros projetos paralelamente.
Precisa apenas tomar cuidado em abraçar apenas os projetos que tem condições de tocar, pois assim não deixa nenhum dos parceiros na mão.
Quanto mais expertise você possuir e conseguir mesmo ajudar seu coprodutor, mais chance tem de ser indicado para outros produtores, o que pode aumentar muito seus ganhos de forma exponencial.
Coprodução – 5 Coisas necessárias para se tornar coprodutor
Agora que você já sabe o que é essa forma de parceria, e como pode ser um ótimo negócio, está na hora de entender o que precisa saber para se tornar um coprodutor. Vamos lá?
1 – Conhecimento
Se você não tiver mesmo um bom conhecimento da sua área de atuação para ser efetivo(a) nas ações que fará na parceria, não vai conseguir entrar nesse tipo de negócio.
Então, seja você o expert que sabe o assunto e vai produzir o conteúdo, ou o profissional responsável por toda parte de marketing é importante ter muito conhecimento para desempenhar bem suas funções.
No caso do marketing, trabalhar como afiliado pode lhe dar todo conhecimento que precisa para oferecer uma boa parceria para um produtor.
O afiliado para ter sucesso precisa saber de TUDO que existe em matéria de ferramentas, estratégias e montagem de negócios, e para dominar tudo isso basta fazer um curso completo de marketing digital.
Seja qual for o curso que decidir fazer é importante já ir aplicando os conceitos para ir criando um negócio que será seu portfólio na hora de procurar uma parceria.
2 – Experiência
Como falei acima, não adianta saber a teoria das coisas e não ter a mínima noção de como colocar em prática.
Um produtor que cogitar te chamar para uma coprodução vai querer ver se você sabe mesmo criar uma página de vendas, ou se entende de fazer campanhas pagas nas redes sociais.
Então, coloque sempre em prática tudo que aprender, porque assim poderá ganhar dinheiro em várias frentes diferentes.
3 – Resultados recorrentes
Se você se propuser a fazer a parte de divulgação e exposição do produto, vai precisar ter resultados recorrentes para mostrar para seu parceiro(a).
Veja, a pessoa está colocando o conhecimento que ela tem em um conteúdo de valor, e sua obrigação é dar a melhor exposição que esse produto possa ter, até porque quanto mais resultado, mais lucro você terá para receber.
Por isso é importante que você já tenha resultados como afiliado, ou até mesmo como produtor, porque assim ficará fácil convencer um(a) parceiro(a) de que se unir a você gerará muitos lucros para os dois lados.
4 – Mindset diferenciado
Diferente de um afiliado que conta apenas com um conhecimento básico sobre os produtos, e usa as ferramentas de marketing que os produtores disponibilizam, o coprodutor precisa conhecer o produto a fundo.
Isso porque na hora de criar uma copy para a página de vendas, quanto mais você souber as dores do público e como tocar essas pessoas, mais chance terá de fazer vendas recorrentes e em grande quantidade.
Por isso que é necessário ter bastante conhecimento, porque toda a divulgação e vendas dependerá da forma como o produto será apresentado ao público.
Assim, quanto mais a sua mentalidade estiver aberta para explorar os benefícios que o produto oferece, melhor será para você e sua parceria.
5 – Estar atualizado
Quem trabalha com marketing precisa estar sempre antenado(a) para o que está acontecendo no mercado.
É aqui nesse ponto também que um curso de marketing digital pode ajudar bastante, pois normalmente os produtores desses cursos já oferecem atualizações constantes para não perder os alunos.
Seja qual for o segmento que decidir seguir, é importante ficar por dentro de todas as novidades do mercado, para sempre estar um passo à frente da concorrência.
Lembre-se que em algum momento a máquina de divulgação estará rodando sozinha, e seu trabalho poderá não ser mais tão necessário, por isso é importante ficar de olho no próximo tópico desse artigo.
Coprodução – Como funciona a parceria e divisão de valores e tarefas
A primeira coisa que precisa ser definida é quem será o produtor que ficará com todos os encargos legais e perante a plataforma relativos ao produto.
Ou seja, a pessoa que aparecerá como “coprodutor principal” dentro da plataforma de distribuição, que fortemente recomendo seja a Hotmart.
Isso porque ela já possui ferramentas desenhadas para esse tipo de parceria, permitindo que os coprodutores acompanhem a evolução das vendas de forma prática com os relatórios.
A pessoa que ficar como coprodutor principal dentro da Hotmart poderá definir os percentuais que serão dedicados a cada coprodutor.
Veja, um produto pode ter mais que um coprodutor, mas o limite para o coprodutor principal é de 30% de comissão.
Também será possível definir um prazo para início e término da coprodução.
É importante fazer um contrato com todos esses elementos bem definidos, assim todos ficam respaldados de forma segura.
O coprodutor principal é que responderá legal, fiscal e tributariamente sobre o produto, independente da quantidade de coprodutores que existam.
Somente ele poderá fazer alterações nas configurações do produto, cabendo aos outros coprodutores apenas acompanhar os relatórios de vendas.
É possível que os coprodutores também sejam afiliados do produto, assim ganharão comissões dos dois jeitos, e isso quem definirá é o coprodutor principal.
Como você viu, dentro da Hotmart poderá fazer todo esse gerenciamento de forma prática e segura, por isso é importante ter tudo definido para ninguém ser prejudicado.
Porém, é importante afirmar que além da Hotmart, outras plataformas também trabalham com esse modelo de negócios, como, por exemplo, a Monetizze e Eduzz.
Se você é quem vai cuidar da parte de marketing, coloque bem definidos quais serão suas funções, pois assim terá até noção se é possível participar de mais projetos simultaneamente.
Para o caso de haver um prazo determinado para execução das suas funções, tenha certeza que a porcentagem acertada seja suficiente para pagar seu trabalho de forma tranquila.
E lembre-se sempre que, cada trabalho que executar como coprodutor é uma experiência a mais que poderá oferecer para novos parceiros, será seu portfólio caso queira abraçar essa forma de trabalho.
Se ainda ficou alguma dúvida, assista o vídeo abaixo:
Conclusão
Apesar de aparentar ser um pouco complexo, trabalhar com Coprodução não é difícil. Principalmente se você utilizar uma das plataformas citadas neste artigo.
Elas já fazem todo o trabalho de divisão de lucros e comissões. É uma mão na roda.
Caso você seja produtor e está com dificuldades para alavancar seu produto, talvez procurar um parceiro para ser seu Coprodutor torne as vendas do seu produto algo exponencial.
Espero ter aberto sua mente com esse artigo explicando tudo sobre coprodução.
Apesar da minha agenda sempre está lotada, rs. Estou aberto a lhe ouvir e talvez quem sabe lhe ajudar em alguma lacuna do seu projeto digital.
Qualquer coisa me chama no Whatsapp que conversamos sem problema nenhum.
Grande abraço e até a próxima!
Sobre o Autor