Como monetizar um blog é uma dúvida comum entre milhares de pessoas que entram nesse mercado dia após dia.
Afinal, não é de se espantar que essa dúvida seja bem comum, até por quê, blogs foram feitos para disponibilizar conteúdo.
Porém, o que poucas pessoas sabem é que os blogs podem ser monetizados de diversas formas, e assim gerar milhares de reais para quem tiver coragem e persistência de colocar algumas estratégias em prática.
Estratégias essas, que pretendo mostrar neste artigo e assim enfatizar a importância de você criar o seu blog agora mesmo.
# 01 – Google Adsense
Apesar de não ser uma das minhas estratégias favoritas, é uma possibilidade para você que está querendo diversificar os seus ganhos.
Porém, vale afirmar que para conseguir uma renda bacana com essa estratégia, é preciso muito tráfego. Isso pode acabar desanimando um pouco aqueles que iniciaram a sua jornada no mundo dos blogs a pouco tempo.
Vantagens:
- Não precisa de conhecimentos técnicos.
- Alto poder de otimização.
Desvantagens:
- Você precisa de muito tráfego para ganhar dinheiro;
- Alguns nichos não rendem muito bem.
# 02 – Artigos Patrocinados
Essa técnica consiste em você oferecer um espaço em seu blog para artigos de terceiros, ou seja, é como se você estivesse alugando um espaço para divulgação de uma empresa de terceiros.
Essa técnica se mostra eficiente quando você já possui um bom tráfego e uma certa autoridade no seu nicho de mercado.
Acredito que você já tenha percebido que não basta apenas criar o seu blog e já sair ganhando dinheiro, você precisa construir a sua autoridade, conquistar a sua audiência e ai sim começar a colher os frutos do seu trabalho.
>> 04 Estratégias Sensacionais Para Promover o Seu Blog e Alavancar Sua Audiência Hoje Mesmo <<
Vantagens:
- Potencial de receita enorme.
- Baixas despesas.
Desvantagens:
- Não funcionará para todos os nichos.
- Pode ser difícil encontrar anunciantes.
# 03 – Banners Patrocinados
Seguindo a mesma premissa dos artigos patrocinados, você pode também ofertar banners de terceiros em seu blog.
OBS: Vale afirmar que a experiência do usuário conta e muito, portanto, não deixe o seu blog poluído com muita publicidade. Isso pode acarretar na perda da audiência e consequentemente na perca da sua credibilidade.
Vantagens:
- Boa maneira de monetizar sites de baixo tráfego em bons nichos.
Desvantagens:
- Não funcionará em todos os nichos.
# 04 – Criação de E-books
Criar o seu próprio produto é algo muito lucrativo, e começar com um e-book é muito simples.
Você pode seguir duas vias com o seu produto (e-book), oferecer o mesmo em troca dos e-mails dos visitantes e assim construir sua lista de e-mail marketing, ou vender o mesmo propriamente dito.
Para criar o seu e-book você pode por exemplo, juntar as melhores postagens do seu blog, acrescentar mais algumas informações de valor, criar uma capa atrativa, hospedar-lo em alguma plataforma de vendas, criar uma landing page e começar a divulgação dentro do seu blog.
Vantagens:
- Muito lucrativo;
Desvantagens:
- Demanda certo trabalho para confeccionar.
# 05 – Review de produtos como afiliado
Escrever review de produtos como afiliado é uma estratégia bem interessante, pois o lucro é bem maior se comparado a outras estratégias.
Porém, se tem um coisa que aprendi com esse cara, é que criar um blog e alimenta-lo somente com resenhas de produtos não é nem de perto uma forma eficiente de se ganhar dinheiro com blogs, Isso é considerado um erro clássico de afiliados iniciantes.
As pessoas esperam um conteúdo de valor, ou seja, um conteúdo que ajude a resolver as dores daquela pessoa.
Ah Wilker, então eu não posso escrever resenhas de produtos?
Pode sim. Mas tem que dosar a quantidade certa de resenhas para não espantar o seu público e ser visto como alguém que só estar preocupado em vender.
Faça assim:
Para cada resenha de produto “X”, faça pelo menos dois artigos de extrema qualidade que estejam relacionados com o assunto do produto. Assim, basta você colocar alguns links estratégicos ao longo dos artigos, direcionados para a resenha do produto “X”.
Vantagens:
- Fácil de fazer.
- Palavras-chave de baixa concorrência
Desvantagens:
- O conteúdo fica obsoleto com o tempo;
# 06 – Criar área de membros com conteúdo exclusivo
Essa é uma estratégia que pretendo futuramente aplicar aqui no blog. Apesar de já possuir uma área de membros para meus cursos, quero ampliar meu negócio e ofertar uma área exclusiva para os meus seguidores.
Lógico que para fazer isso dar certo, você precisa oferecer um conteúdo que as pessoas amam e que logicamente pagariam para ter acesso.
Nesse modelo de negócio, você pode cobrar uma assinatura mensal (estilo Netflix) e assim conseguir rentabilizar o seu projeto de uma forma bem consistente.
Vantagens:
- Receita Recorrente;
- Baixas despesas e altas margens de lucro.
Desvantagens:
- Muito trabalho;
- Requer alto valor percebido.
# 07 – Oferecer consultoria
Se você conhece o seu nicho como ninguém, domina o mercado e tem resultados reais que podem ajudar outras pessoas do mesmo ramo, você pode muito bem oferecer consultorias para essas pessoas.
Garanto pra você que existem muitas pessoas que adorariam saber como criar um blog, como rentabiliza-lo, como escolher o melhor produto para divulgar, como anunciar no Face ADS e Adwords e por ai vai.
Você pode muito bem oferecer algumas horas do seu dia para esse tipo de serviço, e assim conseguir mais um bom dinheiro com o seu projeto.
Vantagens:
- Aumento de autoridade;
- Alta rentabilidade.
Desvantagens:
- Requer conhecimento específico;
# 08 – Monetizar o seu blog com serviços
No que você é bom?
Você escreve bem? Sabe criar um site? Trabalha com design gráfico?
Se você tem algum conhecimento que pode ser utilizado como serviço para terceiros, você pode muito bem utilizar o seu blog como vitrine e oferecer esses serviços para a sua audiência.
Lembre-se: As pessoas costumam comprar daqueles em que elas confiam. Portanto, se você já possui um portfólio de serviços prestados, mostre isso no seu blog e conquiste a confiança do seu público. Essa pode ser a forma mais rápida de rentabilizar o seu blog.
Vantagens:
- Resultados melhores do que em plataformas de freelancers;
Desvantagens:
- Difícil de automatizar;
- Exige muito do seu tempo.
# 09 – Webinar privado
Você pode novamente criar uma área privada no seu blog e oferecer webinares ao vivo somente para aqueles que estão dispostos a pagar por esse conteúdo.
Vantagens:
- Receita Recorrente;
- Baixas despesas e altas margens de lucro.
Desvantagens:
- Muito trabalho;
- Requer alto valor percebido.
# 10 – Seu próprio software (SAAS)
SAAS significa Software As A Service. Se você tem uma ótima ideia de software na sua cabeça, então este modelo de negócio pode ser a escolha perfeita pra você.
Este modelo traz uma renda recorrente e na maioria dos casos isso será por um longo período de tempo (seu público tem que gostar do software).
Um exemplo disso é a plataforma LeadLovers, OMB100 e várias outras existentes no mercado.
Apesar de ser uma ideia ambiciosa e que exigirá um árduo trabalho, você deve pensar a longo prazo e utilizar-se dos recursos disponíveis para alcançar o seu público-alvo (blogs) .
Vantagens:
- Fácil recrutamento de afiliados;
- Receita recorrente.
Desvantagens:
- Custo alto para criar;
- Custo alto para manter o funcionamento.
# 11 – Vender o seu blog
Isso pode nunca ter passado na sua mente até agora, mas há pessoas que realmente ganham dinheiro vendendo os seus blogs.
Não é uma forma interessante de se trabalhar, afinal, você vai construir um blog, gerar valor para o mesmo, construir uma base sólida de seguidores, para logo após se desfazer do mesmo.
Mesmo não sendo uma forma tão vantajosa de se ganhar dinheiro com blogs, eu me senti na obrigação de informa-lo, afinal, o que hoje é prioridade, amanhã pode não ser mais.
Vantagens:
- Fácil de vender.
Desvantagens:
- Requer um grande trabalho inicial.
# 12 – Popup ADS
Acredito que você saiba o que é um popup, certo? Pois bem, saiba que é possível também criar popups patrocinados para o seu blog e assim aproveitar mais este tipo de renda em seu negócio.
Recomendo utilizar esta forma de monetização em blogs de nicho. Geralmente não funciona muito bem em blogs de autoridade, pois acaba meio que irritando as pessoas e aumentando a taxa de rejeição.
Vantagens:
- Dependendo do nicho de mercado a conversão é bem alta.
Desvantagens:
- Aumento na taxa de rejeição do blog.
# 13 – Aluguel de páginas
Essa forma de monetização requer um certo conhecimento em SEO, pois será aplicado os seguintes passos:
- Posicione uma página no Google para uma palavra-chave comercial;
- Entre em contato com as empresas que poderiam se beneficiar desse ranking;
- Ofereça sua página como forma de alugar a mesma para a empresa potencializar sua divulgação.
Essa tática ainda é muito pouco explorada aqui no Brasil e pode te trazer um bom dinheiro se aplicada da forma correta.
Vantagens:
- Pouca concorrência;
Desvantagens:
- Necessário conhecimentos em SEO.
# 14 – Doações
Se você tem um blog que as pessoas realmente adoram, é possível pedir doações para manter o mesmo ativo.
Confesso que nunca experimentei essa forma de monetização, mas vejo que o financiamento coletivo está em alta na atualidade e pode ser uma boa pedida para o seu projeto.
Vantagens:
- Receita recorrente;
Desvantagens:
- É preciso ter um público leal.
Resumo em vídeo desse artigo com sacadas extras:
Conclusão…
Sugiro que você escolha um dos métodos aqui listados, ou até mais de um, e trabalhe nele(s) até gerar algum resultado.
A razão pela qual a maioria dos blogueiros não ganham dinheiro é justamente a desistência precoce. O segredo aqui é persistir e nunca desistir. Mais cedo ou mais tarde os resultados irão aparecer.
Quando iniciei os meus negócios online, eu optei inicialmente pelo o uso dos blogs e hoje a maior parte de minha renda é advinda justamente deles. Mas tudo isso foi graças a minha persistência e estudos oriundos desse treinamento.
Agora me responde, qual o método de monetização que está utilizando em seu blog? Conhece algum outro que não foi listado aqui? Deixe-me saber nos comentários…
Sobre o Autor
Mais um ótimo artigo.
Realmente no inicio bate um desânimo, pois não é tão barato assim para começar um blog e os resultados no inicio são baixos, mas essa fase dura eu consegui passar graças a suas dicas e de mais alguns bons profissionais que sigo.
Uso o adsense ainda em meu blog, pois é um dinheiro que entra todo o mês e pode ser reinvestido, mas agora que comecei a ter resultados com meus produtos em que sou afiliado e indico para minha audiência já começo a pensar em outras estratégias de monetização melhores que você apresentou no artigo.
Olá Gilmar,
Fico extremamente feliz com o seu comentário, afinal, a persistência é uma característica importante nesse mercado.
Desejo muito sucesso pra você companheiro.
Artigo de grande relevância. Parabéns continue assim disseminando conhecimento.
Obrigado amigo.
Estou procurando várias formas de fautrar algum, Mas tudo tá tão dificil. Espero conseguir logo.
Oi Elaine, Foque em uma determinada estratégia que tenho certeza que logo, logo terá sucesso.
Abraço.
Ótimo trabalho, parabéns!!
Obrigado Denise.
Primeiramente parabéns pelo belo artigo sempre recheado de conteúdo relevante, com o objetivo em complementar as sugestões de monetização vou deixar a minha dica abaixo, que seria a captura de emails em seguida envio de sequência de emails programado ao público alvo ajuda bastante também a monetizar.
Muito obrigado Luiz, excelente dica essa sua. 😀
Oi Wilker, obrigado por todas as informações!
Eu ando testando algumas plataformas para verificar qual monetiza melhor e além de testar taboola, Outbrain e Adnow eu comecei uma parceria com uma empresa americana que se chama AudienceRun, você a conhece? Obrigado mais uma vez!
Fala Leandro, tudo bem?
Cara infelizmente não conheço. Mas faz o teste e me conta depois, pode ser? Sempre gosto de conhecer novas plataformas.
Muito obrigado pelo feedback e sucesso!
Olá, boa tarde! Parabéns pelo conteúdo. Uma dúvida posso utilizar mais de um monetizador em meu site ?
Opa, fala Gustavo. Pode sim, sem problemas.
Olá meu amigo bl? Estou tentando adquirir esta monetização, tanto para o meu canal no YT como no meu blog faz mais de 2 anos e não consigo pois o google diz: “Agradecemos seu interesse em participar do Google AdSense. Infelizmente, depois de analisar a inscrição, constatamos que não podemos aceitar você no Google AdSense no momento.”
Me mandam verificar nos “termos e condições” e já fucei a maioria naquela lista infindável deles e não encontro nada que possa resolver, na verdade está me deixando ainda mais confuso do que resolver.
Olá Taraíra, o Google vem se mostrando bem rígido nos últimos tempos no que tange a aprovação da monetização. Procure entrar em contato com algum representante de lá que tenho certeza que eles te ajudarão. Tem um fórum de suporte ótimo também. Espero que consiga resolver.