Entender como os seus clientes se comportam no seu site ou até mesmo em sua loja é fundamental para os seus resultados. Felizmente, existe uma métrica que ajuda muito nisso. Você já pensou em acompanhar a sua taxa de retenção?
O termo retenção se refere a prender, segurar. E certamente um dos seus principais objetivos é manter o seu público em contato com a sua empresa para que conheça cada vez mais dos seus serviços e produtos. A taxa de retenção é o caminho para fazer isso.
A seguir, você entenderá o que é taxa de retenção, a importância dessa métrica e como fazer se a sua estiver baixa. Confira!
O que é taxa de retenção?
A taxa de retenção, também chamada de retention rate, aponta o nível de interação do seu público com o seu conteúdo. Ou seja, quanto mais tempo as pessoas passam acessando o seu site, maior é a sua taxa de retenção.
Por exemplo, cada vez que uma pessoa acessa um site na internet, ela envia sinais sobre o quanto aquele conteúdo está sendo positivo para ela. Se ela clica em vários links, isso significa que está interessada em explorar mais das suas páginas.
O mesmo vale para clientes que visitam uma loja. Aqueles que voltam mais vezes são valiosos, já que representam um impacto positivo da sua empresa na vida deles. E também significa uma alta taxa de retenção para o seu negócio.
Ela é mensurada a partir da observação do comportamento dos usuários do seu site. Ferramentas como o Google Analytics são capazes de fazer isso e gerar números para análise e comparação. Esse é o melhor caminho para incluir a taxa de retenção em seus relatórios.
Por que é importante monitorar a taxa de retenção?
Se você não observa de perto como o seu público está reagindo à sua empresa, a tendência é você perdê-lo de vista. Afinal, quaisquer problemas precisam ser corrigidos para que as suas soluções e produtos consigam sempre entregar valor aos seus resultados.
Por exemplo, uma taxa de retenção baixa exige medidas corretivas como uma melhor análise do tipo de conteúdo oferecido ou até mesmo da facilidade de navegação de um site. Ignorar esse aspecto do trabalho fará com que você não consiga manter seus visitantes descobrindo mais das suas páginas.
Paralelamente, uma loja que até consegue atrair um bom número de novos clientes mas não os retém pode precisar rever as suas estratégias. O ideal é que esses dois aspectos caminhem de forma equilibrada.
Essa descoberta é importante para que seu público possa conhecer os seus serviços. Um site na internet tem o potencial de ser o maior direcionador de vendas para você. No entanto, isso somente é possível se você o utiliza de forma estratégica.
Como é calculada a taxa de retenção?
Antes de começar a calcular a taxa de retenção do seu negócio, é preciso definir um período de análise. Ou seja, pode ser uma semana, um mês ou até mesmo toda a história da sua empresa. Essa é a janela de tempo que você irá considerar em seus cálculos.
A fórmula para calcular a taxa de retenção é a seguinte:
((CF-CN) / CI)) 100
- CF = número de clientes do final do período analisado;
- CN = número de novos clientes do período analisado;
- CI = número de clientes no início do período analisado.
Por exemplo, vamos supor que uma loja virtual de artigos esportivos começou o mês com 1000 clientes. Ao longo desse período, ela conquista 500 novos clientes. Assim, ao final fecha o mês com 1500.
Ao calcular usando a fórmula, pode-se notar uma taxa de retenção de 50%.
Como agir diante de uma taxa de retenção baixa?
O seu site está com uma taxa de retenção baixa? Não entre em pânico! Esse é o momento para realizar algumas ações certeiras com o objetivo de reverter esse quadro. Ou seja, você precisa fazer um exercício de conhecimento do seu público e do seu próprio site.
Quer saber como? Confira a seguir as principais decisões que você deve tomar:
Entender o seu público
Se a sua taxa de retenção está baixa, isso significa que o seu público não está tendo interesse nas páginas do seu site. Então, o primeiro passo deve ser entender o que, de fato, essas pessoas estão procurando.
Uma boa análise do perfil do seu público pode envolver dados de mercado ou até mesmo o Google Analytics. Tente enxergar quais são as primeiras páginas que o visitante acessa e use-a como parâmetro.
Melhorar seu conteúdo
A qualidade do seu conteúdo também tem tudo a ver com a sua taxa de retenção. Se um visitante chega ao seu site e se decepciona com isso, dificilmente terá motivação para acessar o restante das suas páginas.
Então, faça uma análise aprofundada a respeito da qualidade do seu conteúdo. Veja se ele responde a todas as perguntas que alguém tem ao procurá-lo no Google. Inclua mais recursos multimídia que facilitem a compreensão. Tudo isso deve levar em conta o perfil do seu público-alvo.
>> Clique Aqui Para Ler um Artigo Top Sobre Criação de Conteúdo <<
Considerar o objetivo de cada página
Outro ponto importante em relação a uma taxa de retenção baixa é a consideração do objetivo de cada página. Ou seja, há casos em que não há problema se esse número estiver baixo. Como assim?
Pense em uma página com uma funcionalidade única, como gerar um boleto, emitir uma nota fiscal, entre outros. O usuário somente precisará daquela página, então a taxa de retenção não é tão importante. Portanto, antes de entrar em pânico com esse indicador, observe o intuito de cada página.
Otimizar para os termos certos
Por fim, uma boa otimização de conteúdo ajudará a aumentar a sua taxa de retenção. Isso significa criar conteúdo que satisfaça a buscas por termos específicos feitas pelo Google e demais sites de pesquisas.
Afinal, quem procura por um assunto abordado pelo seu site tem mais chances de se satisfazer com o que encontrar. E, a partir daí, pode ter interesse em explorar mais do seu conteúdo e aumentar sua taxa de retenção.
Conclusão
Tirou todas as suas dúvidas sobre taxa de retenção?
Agora é a hora de colocar a mão na massa e começar a otimizar os seus números. Analise os resultados da sua empresa, entenda melhor as expectativas do seu público e faça as modificações adequadas para crescer cada vez mais.
Quer saber mais sobre outros temas importantes para o desenvolvimento do seu negócio? Cadastre o seu e-mail no blog e comece a receber as nossas novidades.
Sobre o Autor